Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

União das Freguesias de Tarouca e Dálvares

Blog oficial da União das Freguesias de Tarouca e Dálvares. Inclui informações sobre a freguesia, atividades e notícias.

Mensagem do Presidente

por uf-taroucaedalvares, em 26.10.14

Quando falamos na União de Freguesia de Tarouca e Dálvares, estamos a referir a uma freguesia que representa mais de 50% da população do concelho de Tarouca e uma freguesia com mais de uma dezena de povoações, o que torna o trabalho dos membros da união de freguesias mias difícil, mas com o empenho de todos e com o envolvimento de toda a população tudo se torna mais fácil.

 

Desde o início do atual mandato, foi compromisso desta Junta de Freguesia, tudo fazer para que o processo da junção de freguesias não causasse qualquer constrangimento aos habitantes da União de Freguesias de Tarouca e Dálvares. Perseguindo tal objetivo, mantivemos abertos os espaços de atendimento em Tarouca e Dálvares, garantindo assim comodidade e proximidade a todos os habitantes da União de Freguesias.

 

O momento de fragilidade económica e financeira que o País, o Concelho e naturalmente a União de Freguesias de Tarouca e Dálvares atravessa, obriga a que todos estejamos mais atentos aos problemas de cariz social, infelizmente são muitas as famílias com dificuldades ou com alguns problemas de inclusão social. Todos os membros desta União de Freguesias estão muito atentos a este assunto e ao primeiro sinal de alerta, assim que nos apercebemos de que algo menos positivo está a acontecer, com qualquer das famílias da nossa freguesia, de imediato vamos tomar conhecimento das reais condições em que se encontram essas famílias e atuamos, em conjunto com as instituições de ação social presentes no Concelho de Tarouca e com o Município.

 

Este tipo de trabalho não é nem pode ser visível, é uma prioridade, mas tem que ser realizado com descrição e sem qualquer alarido, para que os mais frágeis não sejam expostos. É um trabalho que me obriga a uma enorme disponibilidade, mas depois de perceber que o problema terá ficado resolvido, dá uma enorme satisfação sentir que a nossa ação teve consequências positivas na vida das pessoas.

 

É muito importante e, sinceramente, determinante uma verdadeira parceria entre os órgãos autárquicos, por isso não posso deixar de referir o verdadeiro entendimento entre a União de Freguesias de Tarouca e Dalvares e a Câmara Municipal de Tarouca. Como saberão são escassos os recursos financeiros da Junta de Freguesia, logo é muito importante o entendimento entre os autarcas, para levar a efeito obras e eventos na nossa freguesia.

 

Neste sentido, posso afirmar que o relacionamento entre o Presidente da União de Freguesias e o Presidente da Câmara de Tarouca é formidável, o que torna tudo muito mais simples e muito mais eficiente.

 

O ano de 2014 ficou marcado com um conjunto de investimento que foram realizados em parceria com a Câmara Municipal de Tarouca.

 

Das várias obras, destaco a nova sede da Junta de Freguesia, que será inaugurada já no início de 2015, a antiga escola primária Adães Bermudes, que está na memória de muitos que por ali passaram nos seus tempos de estudantes, encontra-se totalmente recuperada e vai certamente trazer uma maior dignidade ao organismo Junta de Freguesia. A recuperação de um espaço, que já se encontrava em degradação e que já tinha sido protocolado no início do anterior mandato, mas nunca tinha sido entregue à Junta de Freguesia.

 

Tenho também que referir o caminho do Candaínho, obra que se encontra em curso e que à mais de 20 anos que passa de orçamento em orçamento e nunca foi realizado, hoje começa a ser uma realidade.

 

Continuamos com a limpeza do Rio, acreditamos que este tipo de intervenção é uma mais valia e hoje ao passear pelas margens do Varosela já podemos apreciar alguma fauna e flora que até ao inicio destes trabalhos não era possível.

 

Mais obras foram feitas, a exemplo falo-vos do alargamento e calcetamento caminho do Azeredo em Valverde e caminho atrás da Padaria do Castanheiro do Ouro, das intervenções no caminho da tapada em Cravaz e do caminho das Courelas. Em nenhum momento nos esquecemos dos produtores agrícolas e em parceria com os interessados temos levado a efeito a regularização e melhoramento de muitos regadios da nossa União de Freguesias.

 

Quem me conhece, quem me ouve falar sobre a minha função de autarca, sabe que sempre defendi a realização de pequenas obras, mas que fossem capazes de resolver os problemas ou de melhorar as condições de vida dos nossos habitantes, é este o objetivo que diariamente persigo.

 

Mas não foram só obras o nosso trabalho, envolvemo-nos no apoio a um conjunto de eventos organizados por associações da União de Freguesias, como foi exemplo o ultimo aniversário do Ginásio Clube de Tarouca, abrilhantado com uma aula de Zumba Glow ou o apoio ao Sport Clube de Tarouca, um clube que traz nas suas escolas de formação mais de uma centena de crianças e jovens de todo o concelho.

 

Naturalmente, não posso deixar de referir a Caminha da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Festa do Senhor do Monte, duas atividades organizadas pela União de Freguesias e com o apoio de muitos dos nossos habitantes, foram um sucesso. O convívio no Senhor do Monte, reuniu mais de uma centena de pessoas e foi um dia passado em comunidade e partilha, já a caminhada, foi com muito orgulho que recebi a notícia que em Tarouca se realizou a maior caminhada da Liga Portuguesa Contra o Cancro do Norte do país.

 

Para o futuro, existem um conjunto de intenções que acreditamos vir a realizar, obviamente como parceiros do Município, como por exemplo a execução do saneamento do Teixêlo, terminar o estradão da Senhora das Necessidades, melhorar e requalificar o caminho do Pico em Valverde, o caminho da Escola de Dalvares, iniciar a limpeza do rio Varosela na zona da antiga Freguesia de Dalvares e apresentamos uma candidatura em parceria com a Câmara Municipal ao PRODER que garantirá a limpeza e melhoramento dos caminhos florestais, bem como a limpeza da floresta e reflorestação.

 

Antes de terminar, quero desejar um Feliz Natal, cheio de saúde e na companhia dos que vos são mais queridos, não esquecendo os nossos emigrantes, que se encontram longe da sua terra e família, mas sabem que são sempre recordados.

 

Espero que 2015 seja um ano de sucesso e que cada um dos vossos desejos se tornem uma efetiva realidade.

 

Um Abraço,

Rui Raimundo